Pesquisadores japoneses afirmam que o ozônio neutraliza o coronavírus em ambientes.
Publicado dia 26 de agosto de 2020, no instagram do @jornaloglobo, que “pesquisadores japoneses disseram nesta quarta-feira que baixas concentrações de ozônio podem neutralizar partículas do coronavírus, fornecendo um meio para hospitais desinfectarem consultórios e salas de espera. Os cientistas da Universidadede Fujita garantiram, em entrevista coletiva, terem provado que o gás ozônio, em concentrações de 0,05 a 0,1 parte por milhão (ppm), um nível considerado inofensivo ao ser humanos, pode matar o vírus. A experiência usou um gerador de ozônio numa câmara selada com uma amostra do coronavírus. A potência do vírus caiu mais de 90% quando ele foi submetido a baixos níveis de ozônio por dez horas…”.
Os geradores de ozônio fabricados pela OZON, dispõem de temporizador digital, com 20 programações diárias de liga/desliga programável, são indicados para todos os ambientes fechados, para o controle e prevenção do coronavírus.
O tempo de funcionamento do gerador de ozônio é dimensionado de acordo com o tamanho do ambiente e o modelo do gerador, de acordo com a sua produção de ozônio, para que o ambiente permaneça com uma concentração máxima de ozônio entre 0,05 a 0,08 ppm, considerada segura com a presença de pessoas. Assim o gerador entrará em funcionamento a cada 45 minutos após o desligamento do ciclo anterior, pois este é o tempo médio de duração do ozônio no ambiente, voltando ao seu estado natural que é o oxigênio.
E em ambientes que funcionam em período comercial, o gerador deverá ser programado para uma desinfecção mais pesada, com maior concentração de ozônio, no período que não tenha presença de pessoas, eliminando totalmente a carga viral e microbiana do local e do ar, além de eliminar fungos, mofos e odores.
O ozônio na forma de gás, descontamina todas as superfícies, paredes, tecidos, piso e o ar do ambiente, bem como o interior do ar condicionado, que é proliferador de bactérias e fungos, que causam doenças respiratórias e alérgicas, onde numa limpeza convencional, não é possível desinfectar o seu interior diariamente.
O ozônio é a forma mais rápida, eficiente, econômica e prática na descontaminação, esterilização e higienização de ambientes fechado.